Endividamento da economia atinge novo recorde em novembro

Estado, cidadãos e empresas continuaram a aumentar a dívida: em novembro o valor fixou-se nos 742,8 mil milhões de euros.

O Estado, os cidadãos e as empresas continuaram a aumentar a dívida no final do ano passado. Os dados foram revelados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal (BdP) e revelam que o endividamento da economia portuguesa subiu 2,1 mil milhões de euros no mês de novembro, face a outubro, fixando-se nos 742,8 mil milhões de euros. Este é um novo recorde depois de a dívida ter chegado aos 740,7 mil milhões de euros em outubro.

“Este aumento deveu-se ao acréscimo de 1,4 mil milhões de euros do endividamento do setor público e de 0,7 mil milhões de euros do endividamento do setor privado”, justifica a instituição liderada por Mário Centeno.

O Banco de Portugal explica ainda que o crescimento do endividamento do setor público refletiu-se sobretudo no crescimento do endividamento face às próprias administrações públicas (2,4 mil milhões de euros) e face ao setor financeiro (1,0 mil milhões de euros). "Estes aumentos foram parcialmente compensados pela redução do endividamento face ao exterior", lê-se na nota.

Já no setor privado, o endividamento dos particulares ao setor financeiro cresceu 400 milhões de euros. Já o endividamento das empresas subiu 300 milhões de euros "refletindo a subida do endividamento face ao exterior (de 0,4 mil milhões de euros), parcialmente compensada pela redução do endividamento face ao setor financeiro".