“Relatos” de filas grandes para votar mas não há registo de queixas, diz CNE

O porta-voz da Comissão Nacional de Eleições, João Tiago Machado, diz que o processo eleitoral para as presidenciais está a decorrer dentro da normalidade.

Filas grandes em alguns locais, este domingo, para exercer o direito de voto, tal como já era expectável, mas o processo eleitoral para as eleições presidenciais está a decorrer dentro da normalidade, segundo avançou a Comissão Nacional de Eleições (CNE).

De acordo com o porta-voz da CNE, João Tiago Machado, não houve registo de quaisquer queixas, mas sim alguns relatos em jeito de desabafo devido a algumas filas grandes que se têm feito sentir. No entanto, o número de relatos tem vindo a diminuir, disse à Lusa.

No que diz respeito às filas numerosas, João Tiago Machado sublinhou que já esperava que tal acontecesse, devido às medidas de segurança que são necessárias para conter a propagação da pandemia de covid-19. Referiu ainda que esta boa afluência pode significar que a abstenção não será tão grande ao fim do dia como se esperava.

Além disso, o porta-voz explicou ainda que o volume das filas para exercer o direito de voto depende da própria organização feita pelas autarquias, uma vez que, em alguns locais, não se têm verificado filas.

As assembleias de voto para as eleições presidenciais fecham às 19h00.

Às eleições, recorde-se, concorrem sete candidatos – Marisa Matias (apoiada pelo Bloco de Esquerda), Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS/PP), Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), Vitorino Silva, João Ferreira (PCP e PEV) e Ana Gomes (PAN e Livre).