Câmara de Lisboa suspende pagamento do estacionamento na via pública

Medida vai vigorar a partir desta segunda-feira até dia 28 de fevereiro.

A Câmara Municipal de Lisboa suspende o pagamento do estacionamento automóvel na via pública na cidade de Lisboa a partir desta segunda-feira, dia 25 de janeiro, durante cerca de um mês, até 28 de fevereiro.

"Os residentes com dístico podem passar a estacionar gratuitamente em qualquer parque da EMEL [Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa]. Todos os dísticos de residentes ou comerciantes ativos até 15 de janeiro, e que entretanto caducavam, veem a sua data de validade prolongada até ao dia 31 de março de 2021", pode ler-se em comunicado, no qual é ainda referido que, apesar disso, a EMEL vai continuar atenta à via pública.

"Os fiscais da EMEL vão continuar a salvaguardar a qualidade do espaço público e a mobilidade dos peões, fiscalizando o cumprimento do código da estrada, nomeadamente no que diz respeito ao estacionamento no passeio ou na passadeira", acrescentou.

A suspensão do pagamento dos parquímetros vai também acontecer a partir desta segunda-feira na cidade do Porto, devido às medidas impostas para conter a propagação da pandemia de covid-19. “A medida ajusta-se à entrada em vigor de novas restrições à circulação e ao encerramento de todos os estabelecimentos de ensino e atividades de tempos livres”, sublinhou esta autarquia, numa publicação na sua página oficial.