Vítor Gaspar: “Devemos fazer tudo no combate à pandemia mas guardar os recibos”

Diretor do FMI sublinha importância dos recursos alocados à covid-19 serem bem gastos.

Vítor Gaspar: “Devemos fazer tudo no combate à pandemia mas guardar os recibos”

O antigo ministro das Finanças Vítor Gaspar, atualmente Diretor de Assuntos Orçamentais do Fundo Monetário Internacional (FMI), disse que deve ser feito tudo no combate à pandemia, mas que é preciso “guardar os recibos".

Vítor Gaspar falava na conferência de imprensa sobre as atualizações de janeiro do relatório da política orçamental. "Devemos fazer tudo o possível para combater a covid-19, mas guardar os recibos", disse, sublinhando que o está em causa "é o crescimento e a competitividade da economia", e que, por isso, "é importante que estes recursos sejam bem gastos".

Para o ex-governante português, a Europa tem de "encontrar o equilíbrio certo". "A covid-19 não estará sob controlo em lado nenhum enquanto não estiver controlada em todo o lado", acrescentou, apontando como prioridades a disponibilidade de vacinas, o alívio da dívida e a concessão de financiamento para os países emergentes.

Vítor Gaspar alertou ainda para o facto de a pandemia vir a ser “um choque transformacional" e que o FMI pretendia que tal "fosse usado como oportunidade" para um modelo de crescimento inteligente e resiliente.