Tribunal rejeita recurso contra detenção de Navalny

O opositor russo está detido desde dia 17 de janeiro.

O recurso interposto pelos advogados do opositor russo Alexei Navalny contra a sua detenção foi rejeitado pelo tribunal, esta quinta-feira, avança a agência Associated Press.

Em videoconferência, Navalny dirigiu-se ao tribunal e denunciou os atos criminosos a que foi sujeito, considerando que a sua detenção faz parte de uma tentativa do Governo russo para intimidar a oposição do Kremlin.

"Foi uma ilegalidade comprovada com o objetivo de assustar-me e a todos os outros. Vocês não vão ser bem sucedidos a assustar dezenas de milhões de pessoas que foram roubados por este Governo", afirmou.

O opositor do Presidente russo, Vladimir Putin, foi detido a 17 de janeiro, no aeroporto de Moscovo quando regressava da Alemanha, onde esteve vários meses a recuperar de um envenenamento.

As autoridades russas acusaram-no de ter violado os termos de uma pena suspensa a que foi sentenciado em 2014. Em tribunal, a sua defesa argumentou que Navalny estava na Alemanha a recuperar e por isso não pôde cumprir os termos dessa sentença. 

Após a detenção do opositor, milhares de pessoas saíram às ruas para exigir a sua libertação. No fim de semana passado, cerca de 1.500 manifestantes foram detidos.