João Leão designa António Ferreira dos Santos para inspetor-geral das Finanças

António Ferreira dos Santos ocupava desde fevereiro de 2020 o lugar de Secretário-Geral do Ministério da Economia e da Transição Digital.

O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, designou António Ferreira dos Santos para o lugar de inspetor-geral da Inspeção-Geral de Finanças.

Num comunicado emitido esta sexta-feira, a tutela informa que “a designação em regime de comissão de serviço por 5 anos teve por base o procedimento concursal nos termos previstos no Estatuto do Pessoal Dirigente e a fundamentação elaborada pelo respetivo júri”.

De realçar que António Ferreira dos Santos vai substituir Vítor Braz, que pediu para não continuar no cargo em novembro de 2019.

António Ferreira dos Santos é licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa. É quadro da Inspeção-Geral de Finanças desde 1987, tendo ocupado o cargo de Subinspetor-Geral da Inspeção-Geral de Finanças, responsável pela área do Controlo Financeiro Público, entre 2015 e 2020. Foi também Subdiretor-Geral da Direção-Geral dos Serviços Prisionais entre 2001 e 2006.

Desde fevereiro de 2020 que ocupava o lugar de Secretário-Geral do Ministério da Economia e da Transição Digital e é Conselheiro do Conselho de Prevenção da Corrupção desde 2020.