Três doentes internados em UCI na região de Lisboa vão ser transferidos para a Madeira

Dois dos doentes estão internados no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, e outro no Centro Hospital Lisboa Ocidental. O transporte será assegurado pelo Ministério da Defesa Nacional.

Três doentes internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) em hospitais da região de Lisboa irão ser transferidos para o Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, informou esta sexta-feira o Ministério da Saúde.

"A Região Autónoma da Madeira disponibilizou-se para receber doentes críticos do Serviço Nacional de Saúde do continente. Hoje [sexta-feira], durante a tarde, irão ser transferidos três doentes internados em Cuidados Intensivos, dois do Hospital Beatriz Ângelo e um do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, para o Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal", lê-se em comunicado.

A transferência dos doentes será feita com a "necessária autorização das respetivas famílias", num processo que "assenta numa estreita articulação entre os Serviços de Medicina Intensiva envolvidos e a Comissão de Acompanhamento da Rede Nacional de Medicina Intensiva (CARNMI) o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a Força Aérea Portuguesa (FAP) e o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM)".

O transporte será assegurado pelo Ministério da Defesa Nacional, através de um avião da Força Aérea, adianta a tutela, assegurando que estão "garantidas todas as condições de segurança, quer durante os transportes terrestres quer durante a evacuação aeromédica". As equipas médicas "altamente diferenciadas das entidades envolvidas (hospitais, INEM, FAP e SESARAM)" acompanharão permanentemente os doentes.