Portugal vai transferir doentes covid-19 em cuidados intensivos para Áustria

“A pandemia da covid-19 representa enormes desafios para todos os países europeus. É uma exigência de solidariedade europeia ajudar rapidamente e sem burocracia para salvar vidas”, anunciou o governante na rede social Twitter.

Portugal vai transferir doentes covid-19 em cuidados intensivos para Áustria

A medida foi tomada após o chanceler austríaco, Sebastian Kurz, oferecer ajuda através de uma conversa telefónica com o primeiro-ministro, António Costa. Serão transportados doentes portugueses em cuidados intensivos por covid-19.

"A pandemia da covid-19 representa enormes desafios para todos os países europeus. É uma exigência de solidariedade europeia ajudar rapidamente e sem burocracia para salvar vidas", anunciou o governante na rede social Twitter.

Sebastian Kurz não disse quantos pacientes a unidade de cuidados intensivos da Áustria vai receber.

É de mencionar que o chefe do governo austríaco já recebeu pacientes da Itália, França e Montenegro com covid-19 nos períodos de maior aflição da pandemia.

De momento, a Áustria está no terceiro confinamento parcial desde o dia 26 de dezembro, sem comércio não essencial em funcionamento e com restrições nas deslocações.

Esta medida ajudou a reduzir os contágios para cerca de 1.500 casos diários. Num país que conta com 8,9 milhões de habitantes, a incidência acumulada dentro de sete dias é de 107 casos positivos por 100 mil habitantes, o que possibilitou libertar muitas camas nas unidades hospitalares.  

<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="de" dir="ltr">Ich war in Kontakt mit Premierminister <a href="https://twitter.com/antoniocostapm?ref_src=twsrc%5Etfw">@antoniocostapm</a>, aufgrund der angespannten Corona-Situation in Portugal. Die Corona-Pandemie stellt alle Länder Europas vor massive Herausforderungen.</p>&mdash; Sebastian Kurz (@sebastiankurz) <a href="https://twitter.com/sebastiankurz/status/1355815919486967811?ref_src=twsrc%5Etfw">January 31, 2021</a></blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>