Economia

Eurostat. Taxa de inflação regressou em janeiro a valores positivos na zona euro

De acordo com a estimativa do gabinete estatístico europeu, a taxa de 0,9% inflação anual em janeiro, compara-se com a de -0,3% de dezembro de 2020 e a de 1,4% do mês homólogo.


A taxa de inflação anual na zona euro regressou em janeiro a valores positivos (0,9%), após cinco meses consecutivos em terreno negativo, segundo uma estimativa divulgada esta quarta-feira pelo Eurostat.

A taxa de inflação anual na zona euro tinha vido a registar valores negativos entre agosto e dezembro de 2020. De acordo com a estimativa do gabinete estatístico europeu, a taxa de 0,9% inflação anual em janeiro, compara-se com a de -0,3% de dezembro de 2020 e a de 1,4% do mês homólogo.

De acordo com o gabinete de estatística europeu, os alimentos, o álcool e o tabaco estarão entre os componentes que mais pesam na taxa de inflação anual em janeiro (1,5%, contra 1,3% em dezembro). Seguem-se os serviços (1,4%, contra 0,7% em dezembro), os bens industriais excluindo a energia (1,4%, contra -0,5% em dezembro) e da energia (-4,1%, contra -6,9% em dezembro).