António Táboas é o novo responsável da delegação Norte do INEM

Recorde-se que António Barbosa colocou o seu lugar à disposição, após assumir que autorizou a vacinação contra a covid-19 de 11 pessoas que trabalham numa pastelaria próxima da delegação no Porto.

O médico António Táboas vai substituir António Barbosa na direção da delegação regional do Norte, afirmou uma fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) à agência Lusa, esta quarta-feira.

António Táboas é um médico que pertence à equipa deste instituto e atual responsável pelos centros de orientação de doentes prioritários.

Recorde-se que António Barbosa, o então responsável pela delegação do Norte do INEM, colocou o seu lugar à disposição, após assumir que autorizou a vacinação contra a covid-19 de 11 pessoas que trabalham numa pastelaria próxima da delegação, no Porto.

António Barbosa explicou que não houve nenhum favorecimento, ao dizer que queria evitar o desperdício das doses da vacina contra o novo coronavírus.

O INEM decidiu também prescindir dos serviços do responsável pela Unidade Pré-Hospitalar dos Serviços Farmacêuticos, Nuno Ferreira, um profissional da Autoridade do Medicamento, Infarmed, que “encontrava-se em regime de mobilidade no INEM, tendo sido entendimento do Instituto fazer cessar essa mobilidade. O trabalhador regressará assim ao organismo de origem", indicou o instituto, sem entrar em detalhes, à agência noticiosa.

De realçar que o Correio da Manhã avançou que o INEM prescindiu dos serviços de Nuno Ferreira, depois de este ter questionado a Direção do organismo sobre irregularidades na toma da segunda dose da vacina contra a covid-19.

Já foi solicitado pelo INEM-Norte ao Ministério do Saúde a intervenção da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde no processo de vacinações neste instituto, "ficando a aguardar as conclusões desta inspeção sobre esta matéria".

De momento, o INEM é uma das entidades públicas e privadas com suspeitas por alegada violação das regras definidas para a vacinação contra a covid-19, o que levou a Procuradoria-Geral da República a abrir inquéritos.