Prisão de Navalny é “inaceitável e politicamente motivada”

“A União Europeia condena a decisão das autoridades russas de condenar Alexei Navalny e considera-a inaceitável por ser politicamente motivada e contrária às obrigações internacionais da Rússia em matéria de direitos humanos”, afirmou Josep Borrell, Alto Representante da UE para a Política Externa.

O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, condenou esta quarta-feira a pena de dois anos e oito meses de prisão aplicada ao opositor russo Alexei Navalny, considerando-a "inaceitável e politicamente motivada".

"A União Europeia condena a decisão das autoridades russas de condenar Alexei Navalny e considera-a inaceitável por ser politicamente motivada e contrária às obrigações internacionais da Rússia em matéria de direitos humanos", afirmou o Alto Representante da UE para a Política Externa, em comunicado.

Josep Borrell disse ainda que "a UE voltará à questão no próximo Conselho dos Negócios Estrangeiros e discutirá as suas implicações e possíveis ações futuras" e recordou que "tem apelado constantemente às autoridades russas para que mantenham as suas obrigações nacionais e internacionais de respeitar e assegurar os direitos humanos e a igualdade perante a lei, incluindo o direito a um julgamento justo".

"A UE reitera o seu apelo à libertação imediata e incondicional de Alexei Navalny, bem como de todos os cidadãos e jornalistas que tenham sido detidos por exercerem os seus direitos à reunião pacífica e à liberdade de expressão", lê-se.

No Twitter, Josep Borrell afirmou que este assunto irá ser abordado na sua viagem a Moscovo. O responsável vai deslocar-se à Rússia para "fazer passar uma mensagem clara" sobre os direitos humanos, segundo foi anunciado na semana passada. 

Sentencing of Alexei Navalny @navalny is politically motivated and against Russia’s international human rights obligations.

I will raise his case during my visit to Moscow this week.

The Foreign Affairs Council will discuss the implications and possible further action. https://t.co/G6xSczL79q

— Josep Borrell Fontelles (@JosepBorrellF) February 3, 2021

Recorde-se que o opositor russo Alexei Navalny foi detido a 17 de janeiro, num aeroporto de Moscovo, quando chegava da Alemanha. Em causa estava a violação de uma pena suspensa a que foi sentenciado em 2014. Ontem foi condenado a uma pena de dois anos e oito meses, a cumprir num estabelecimento prisional.