Hospital de Braga superou o número de consultas estipuladas pelo Estado em 2020

Apesar da pandemia, o hospital de braga conseguiu atingir, em 2020, as metas na atividade assistencial, em relação ao número de consultas realizadas.

O Hospital de Braga realizou, em 2020, 123.257 primeiras consultas, o que representa um crescimento acima dos 3% no acesso dos utentes face ao estipulado pelo Estado, confirmou a administração à agência Lusa.

Além deste resultado, em termos de consultas subsequentes, foram realizadas 320.638, um valor superior ao combinado em mais de 13%.

"No que diz respeito às cirurgias, e embora não tenha atingido o objetivo total por uma variação residual de 1,6%, realizou 28.725 cirurgias", sublinhou a administração.

O presidente do Conselho de Administração do hospital, João Porfírio Oliveira, revelou que o processo de contratualização para o ano de 2020 foi executado "num contexto bastante complexo e rigoroso, que obrigou a uma reorganização interna significativa", pelo que os resultados alcançados no ano passado "espelham o profissionalismo de todos aqueles que fazem o Hospital de Braga".

"Mesmo em tempos de pandemia, e numa época extremamente exigente”, João Porfírio Oliveira explicou que “foi possível a rápida adaptação dos serviços e seus profissionais para a contínua prestação de cuidados de saúde de qualidade".

Ainda assinalou que "apesar da pandemia, o Hospital de Braga preocupou-se sempre em recuperar a atividade assistencial programada suspensa por força da situação epidemiológica”. Esta atenção “reflete-se nos números apresentados”, admite.