3% da população de Lisboa infetada em janeiro

Concelho de Lisboa registou o maior número de casos em janeiro. Seguem-se Sintra e Loures.

Ao longo do mês de janeiro foram diagnosticados pelo menos 15 mil casos de covid-19 no concelho de Lisboa, o mais populoso do país e que terá tido pelo menos 3% da população infetada.

Com base nas incidências por concelho divulgadas pela Direção-Geral da Saúde, o Nascer do SOL estimou o número de casos reportados em cada município em dois períodos de 14 dias que abrangem quase a totalidade do mês de janeiro, os dados divulgados na última segunda-feira e o balanço feito a 18 de janeiro (30 de dezembro a 12 de janeiro e 13 de janeiro a 27 de janeiro).

Ao longo do mês passado foram diagnosticados 305 mil casos de covid-19 no país e a análise permite ter uma ideia do que se passou na maioria do mês, totalizando cerca de 260 mil casos distribuídos pelos 308 municípios do país. Lisboa foi o concelho com maior número de contágios em termos absolutos, seguindo-se Sintra e Loures, o que ajuda a perceber a forte pressão sentida quer no rastreio de contactos quer nos hospitais.

No concelho de Sintra foram diagnosticados pelo menos 11 800 casos – no espaço de um mês, também pelo menos 3% da população terá sido infetada. Em Loures foram diagnosticados 6617 casos, também 3% da população.

Vila Nova de Gaia surge em quarto lugar, com mais de 6 mil casos neste concelho do Norte (1,7% da população), que de resto é o único concelho fora da região de Lisboa no top-10 de municípios com mais casos. Em quinto lugar surge a Amadora, com mais de 5 mil casos (2,8% da população). Seguem-se Odivelas, Cascais, Setúbal e Almada, no patamar dos 4 mil casos. O município com maior percentagem da população infetada foi Aguiar da Beira, com 487 casos, 10% da população, com base nas estimativas de população residente do INE para o ano de 2019.

A Direção Geral da Saúde deixou de publicar o número de casos registados em cada concelho a 26 de outubro. Na altura, os diagnósticos reportados em cada município não correspondiam também o total de diagnósticos feitos no país, dado que só contemplavam notificações feitas pelos médicos e não os casos reportados por laboratórios. 

Nos últimos meses do ano passou a ser dispobilizada, a cada segunda-feira, a incidência de novos casos a 14 dias referente à semana anterior, o indicador que passou a ser usado pelo Governo para apertar medidas nos concelhos com maior nível de contágio. Tornou-se menos imediato perceber quantos casos foram já diagnosticados em cada município, uma informação que não tem sido até aqui disponibilizada pela DGS e é divulgada por algumas autarquias. E ajuda a perceber a pressão nos cuidados de saúde. No final de outubro, a título de exemplo, o concelho de Lisboa tinha registado cerca de 9 mil casos de covid-19 ao longo dos oito primeiros meses da epidemia.Em 2020, novembro acabou por ser o mês com mais contágios, seguindo-se menos diagnósticos em dezembro, mas janeiro de 2021 superou todos os máximos de incidência a nível nacional. Só na última quinzena houve mais de 8 mil casos na capital.