DGS diz que lista de pessoas a convocar se sobrarem vacinas passa a ser obrigatória

No caso de sobras deve respeitar-se a ordem de prioridades definida “através da definição de uma lista, de elaboração obrigatória, de pessoas a convocar” para estes casos.

DGS diz que lista de pessoas a convocar se sobrarem vacinas passa a ser obrigatória

A Direção-Geral da Saúde (DGS) tornou obrigatória a criação de uma lista de pessoas a convocar para tomar a vacina contra a covid-19 no caso de terem sobrado doses, e sublinha que deve ser sempre respeitada a ordem das prioridades.

Numa atualização da norma, divulgada esta terça-feira, a DGS lembra que a administração de vacinas é organizada de forma a evitar o desperdício de doses, contudo no caso de existirem considera que estas devem ser utilizadas em pessoas elegíveis dentro da fase em curso, devendo, por isso, respeitar-se a ordem de prioridades definida "através da definição de uma lista, de elaboração obrigatória, de pessoas a convocar" para estes casos.

Os frascos não perfurados que sobrarem devem ser utilizados no mesmo dia se não tiverem sido mantidos a uma temperatura de 02 a 08 graus centígrados, segundo a atualização da norma, que refere ainda que "não devem ser transportados".

"Não sendo possível evitar o desperdício através dos procedimentos referidos na alínea anterior, a vacinação deve prosseguir através da vacinação de pessoas incluídas noutra fase do plano de vacinação, desde que pertencentes aos grupos prioritários e em respeito pelos subgrupos de prioridades", lê-se no mesmo documento.