Trump escapou por pouco. Senado chumba destituição de Donald Trump

57 deputados votaram a favor e 43 contra para a destituição do ex-presidente dos EUA. Para condenar Donald Trump eram necessários apenas mais dez votos, para obter dois terços do total de 100 senadores. Trump já reagiu e diz que segundo julgamento por destituição foi “mais uma fase da maior caça às bruxas” na História dos Estados…

Trump escapou por pouco. Senado chumba destituição de Donald Trump

Sábado foi dia de votação para a destituição de Donald Trump e o Senado norte-americano não considerou o ex-presidente culpado no julgamento político, onde foi acusado de "incitação à insurreição" no ataque ao Capitólio. Os democratas não conseguiram inverter os votos dos republicanos que precisavam para destituir Trump: 57 deputados votaram a favor e 43 contra. Para condenar Donald Trump eram necessários apenas mais dez votos, para obter dois terços do total de 100 senadores. 

É de realçar a divisão que está a repartir o Partido Republicano. Sete senadores deste partido votaram a favor da destituição do ex-presidente, entre eles Mitt Romney, Bill Cassidy e Susan Collins. 

O líder dos Republicanos na Câmara dos Representantes, Mitch McConnell, já tinha anunciado que iria votar pela absolvição de Donald Trump, explicando ainda que o Senado não tinha a capacidade para julgar um ex-presidente para a sua destituição.

Donald Trump já reagiu ao resultado e não fugiu do seu estilo argumentativo. Admitiu que o segundo julgamento por destituição foi "mais uma fase da maior caça às bruxas" na História dos Estados Unidos, acusou numa declaração escrita. "Quero primeiro agradecer à minha equipa de advogados dedicados e outras pessoas pelo trabalho incansável na defesa da justiça e na defesa da verdade", sublinhou.

Como já tinha referido, o republicano demonstrou de novo a vontade de continuar ativo na política. "O nosso movimento histórico, patriótico e belo (…) está apenas a começar. Nos próximos meses tenho muito a partilhar e estou ansioso para continuar a nossa jornada para alcançar a grandeza americana para todo o nosso povo", disse Trump, que mantem assim em aberto a possibilidade de se candidatar às eleições presidenciais em 2024.

O julgamento político de Trump ficou marcado pelas imagens inéditas que os advogados da acusação divulgaram no primeiro dia, nesta quinta-feira. Roupas de combate, violência e gritos como “enforquem Mike Pence” são alguns dos pormenores que o vídeo captou do assalto ao Capitólio, dia 6 de janeiro. 

Ontem, foi a vez dos advogados da defesa, três a cargo de Trump, apresentarem os seus argumentos onde acusaram os democratas de quererem "vingança política". Tal como os procuradores democratas, o advogado Michael van der Veen divulgou vídeos para mostrar que o ex-presidente dos EUA era um protetor da "lei e ordem" e que não era o único a fazer discursos escandalosos. 

 

 

 

 

 

 

.