Surfistas espanhóis resgatados na Ribeira Grande nos Açores

Surfistas foram encontrados “completamente perdidos no meio da imensidão do mar”.

Dois surfistas espanhóis, que estavam em dificuldades devido ao vento, na praia do Areal de Santa Bárbara, na Ribeira Grande, em São Miguel, nos Açores, foram resgatados pelos Bombeiros, este sábado à noite.

De acordo com o comandante dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, José Nuno, citado pela agência Lusa, este foi "um salvamento difícil" devido ao estado do mar e porque o “resgate acabou por só ser feito à noite".

Segundo a mesma fonte, o alerta foi dado pelas 18h30 locais (19h30 em Lisboa), dando conta de que dois praticantes de surf estavam “a ser arrastados para alto mar, não conseguindo regressar a terra pelos próprios meios, dadas as condições meteorológicas".

"Os dois homens só acabariam por ser encontrados e resgatados pela mota de água já era noite […] a cerca de uma milha da costa", disse o comandante.

A ocorrência foi encerrada pelas 20h18.

Quando foram resgatados, os surfistas, com idades entre os 25 e 30 anos, "estavam exaustos, embora não tenha sido necessário transportá-los para o hospital".

"Por falta de visibilidade e porque estava em causa a segurança dos operacionais, foi dada ordem para a interrupção das buscas. Foi decidido fazer uma última tentativa no meio da escuridão, acabando por encontrar os dois surfistas completamente perdidos no meio da imensidão do mar", relatou José Nuno à agência noticiosa.

A quem pratica este tipo de desporto, o responsável apela a que se "tenha em conta as condições meteorológicas e o estado do mar".