Trabalhadores e Covid

Li num jornal, o Expresso diário, que as empresas não podem impedir trabalhadores com alta clínica, após contágio por covid-19, de regressar ao trabalho, nem impor a obrigatoriedade de apresentação de um teste negativo. Desde logo porque os dados de saúde são considerados sensíveis, não podem ser registados nem arquivados pelo empregador. Depois porque o…

Li num jornal, o Expresso diário, que as empresas não podem impedir trabalhadores com alta clínica, após contágio por covid-19, de regressar ao trabalho, nem impor a obrigatoriedade de apresentação de um teste negativo. Desde logo porque os dados de saúde são considerados sensíveis, não podem ser registados nem arquivados pelo empregador. Depois porque o direito ao trabalho está constitucionalmente protegido e não pode ser limitado sem razão que o justifique. E parece que todas estas normas têm o apoio da DGS.

Conclusão: o interesse particular de um trabalhador, está à frente dos seus colegas de trabalho, mesmo que as empresas os queiram defender.