“Ainda estamos muito longe de números que permitam avançar para o desconfinamento em breve”

Ministra descartou também um possível regresso às aulas presenciais para breve.

“Ainda estamos muito longe de números que permitam avançar para o desconfinamento em breve”

A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, disse, esta quinta-feira, que ainda “estamos muito longe” de atingir números que nos permitam avançar com um desconfinamento em breve, lembrando que os casos de infeção não são o único registo a ter em conta para aliviar restrições.

"Temos reduzido de forma muito significativa o número de novos infetados, contudo, temos de chamar a atenção que esse não é o único indicador para o qual devemos olhar. Também é preciso acautelar a capacidade de resposta do SNS, nomeadamente em número de internamentos e em particular em intensivos e também o número de óbitos. E nestas duas variáveis ainda que existam reduções, ainda estamos muito longe de números que permitam começar a avançar para o desconfinamento em breve”, disse.

“O número de pessoas em cuidados intensivos é muito elevado e não é compatível com estarmos a criar a expectativa de desconfinamento para breve”, reiterou.

A governante travou ainda qualquer expectativa em torno de um possível regresso presencial às aulas, referindo que as escolas não estão “desfasadas desta realidade”.