Dívida atinge níveis recorde

Do valor total da dívida, 342,5 mil milhões dizem respeito ao setor público e 403,3 mil milhões ao setor privado.

O endividamento da economia fechou 2020 com um nível recorde de 745,77 mil milhões de euros. Os dados revelados pelo Banco de Portugal (BdP) mostram que a dívida acumulada por famílias, empresas e Estado cresceu cerca de 27,4 mil milhões de euros no total do ano.

A instituição liderada por Mário Centeno revela que, do valor da dívida, 342,5 mil milhões dizem respeito ao setor público e 403,3 mil milhões ao setor privado. Em relação ao setor público, esta subida é justificada com o aumento do financiamento concedido por todos os setores financiadores, «com destaque para o setor financeiro (16,6 mil milhões de euros), seguido das próprias administrações públicas e do exterior».

Quanto ao setor privado foi registado um incremento do endividamento dos particulares em 2,3 mil milhões de euros, «com o financiamento obtido junto do setor financeiro (2,2 mil milhões de euros) a evidenciar-se».

Por sua vez, o endividamento das empresas privadas, segundo os dados revelados pelo banco central, cresceu 200 milhões de euros.