UE prepara novas sanções contra a Rússia devido à prisão do opositor Navalny

Os ministros europeus estão a ponderar aplicar sanções semelhantes à Lei Magnitsky, dos Estados Unidos da América, que castiga as violações dos direitos humanos.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE) vão discutir, já esta segunda-feira, novas sanções contra a Rússia, após a prisão do opositor Alexei Navalny. Segundo fontes comunitárias, os ministros europeus estão a ponderar aplicar sanções semelhantes à Lei Magnitsky, dos Estados Unidos da América, que castiga as violações dos direitos humanos.

"Será a primeira vez que usaremos o novo regime de sanções ligado às violações dos direitos humanos", afirmaram as fontes, citadas por agências internacionais.

Na reunião de ministros, em Bruxelas, espera-se que se chegue a um consenso político sobre a necessidade de aplicar sanções contra a Rússia, no entanto, não está previsto que sejam aprovadas esta segunda-feira.

A decisão surge após a visita de Josep Borrell, alto representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, a Moscovo, que coincidiu com a expulsão de três diplomatar europeus e de se ter concluído que a Rússia se nega a cooperar com Bruxelas sobre a libertação de Navalny.

As sanções consistem em proibir a entrada em território europeu de pessoas sancionadas, assim como o congelamento de bens que tenham na UE.