Marcelo saúda “vacinas para todos” através da iniciativa Covax

O Presidente reforça que “o acesso das populações de todo o Mundo às vacinas é não só essencial para a saúde de cada qual, seja onde for que viva, como para a segurança sanitária de todos nós”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, saudou esta quarta-feira a distribuição de "vacinas para todos" contra a covid-19. Numa nota publicada no site da Presidência da República, Marcelo faz referência ao primeiro lote de vacinas que vai ser hoje entregue ao Gana, financiado através da Covax, uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde e da Aliança para o Acesso às Vacinas, que pretende fornecer vacinas a países de médio e baixo rendimento.

O Presidente reforça que "o acesso das populações de todo o Mundo às vacinas é não só essencial para a saúde de cada qual, seja onde for que viva, como para a segurança sanitária de todos nós, pois enquanto não houver uma imunidade de grupo alargada não poderemos voltar a viver e a interagir como desejamos".

O chefe de Estado considera que a "colaboração multilateral" é essencial para atingir o objetivo de "vacinas para todos" de forma sustentável. "Tal como o é na União Europeia, permitindo a Portugal ter acesso às vacinas ao mesmo ritmo dos outros Estados Membros, que todos esperamos se possa acelerar", afirma.

"A cooperação e a partilha dos avanços tecnológicos, que têm permitido o desenvolvimento rápido de diversas vacinas, será determinante para tal e deve primar sobre considerações de oportunidade de política nacional ou internacional, pois está em jogo a saúde de todos", concluiu.