Reino Unido aprovou mais de 330 mil candidaturas portuguesas a residência

Até ao final de dezembro foram entregues 354.190 candidaturas de cidadãos portugueses, das quais 331.200 foram concluídas

O governo britânico aprovou 331.200 candidaturas de portugueses a residente no Reino Unido, no âmbito do sistema de registo de cidadãos da União Europeia (UE) pós-Brexit.

De acordo com o relatório trimestral publicado esta quinta-feira pelo Ministério do Interior, até ao final de dezembro foram entregues 354.190 candidaturas de cidadãos portugueses, das quais 331.200 foram concluídas. Mais de metade (190.520) receberam o estatuto de residência permanente e as restantes (130.720) o de residência provisória.

No entanto, estes valores não significam efetivamente o número de pessoas que se candidataram, uma vez que o sistema duplica casos que receberam primeiro o estatuto provisório e depois pediram o estatuto permanente. Quem tenha recebido um título de residência provisório – válido por cinco anos –, precisa de se candidatar ao título permanente, uma vez que a transição não é automática.

Cerca de 23 mil candidaturas de portugueses ainda aguardavam parecer, e 3% (9.960) não foram aprovadas por serem consideradas inválidas, recusadas, retiradas ou anuladas. 

Após a saída do Reino Unido da UE, os cidadãos dos 27 Estados-membros, da Islândia, Suíça, Norugea e Lichtenstein e respetivos familiares próximos de países terceiros têm até 30 de junho de 2021 para se registarem e manterem os direitos de residência.