Holanda. Profissionais de sexo vão protestar contra as restrições que mantêm bordéis fechados

Este momento coincide com a onda de reivindicação por parte dos donos de cafés e restaurantes que já ameaçaram o governo de abrir os seus negócios sem autorização.

Holanda. Profissionais de sexo vão protestar contra as restrições que mantêm bordéis fechados

Na Holanda, as profissionais de sexo ainda não baixaram os braços e anunciaram, esta quinta-feira, que vão protestar na terça-feira da próxima semana em frente ao Parlamento holandês para manifestar as restrições que mantêm o fecho dos bordéis, sem vista para quando voltar.

As trabalhadoras de sexo estão proibidas de exercer a sua profissão desde dezembro do ano passado e não foram autorizadas a voltar à atividade devido à "especificidade do trabalho, que implica um contacto muito próximo e a possibilidade de transmissão do vírus", explicou o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte.

"Vamos protestar porque somos a única profissão de contacto agora excluída da flexibilização das medidas governamentais", disse Moira Mona, uma das organizadoras do protesto, à agência France-Presse (AFP).

"Temos um protocolo de higiene rígido e sabemos, talvez melhor do que ninguém, como prevenir a transmissão do vírus", salientou.

Este momento coincide com a onda de reivindicação por parte dos donos de cafés e restaurantes que já ameaçaram o governo de abrir os seus negócios sem autorização. A insatisfação dos empresários aumentou depois de Mark Rutte ter dito, nesta terça-feira, que o país deverá continuar com o recolhimento obrigatório e o encerramento de bares, cafés e restaurantes.

Porém, a partir de dia 3 de março, Rutte decretou um ligeiro desconfinamento ao reabrir salões de cabeleireiro e de massagem, as chamadas “profissões de contacto”. E no mesmo dia, pelo menos 65 proprietários de cafés e restaurantes vão reabrir as suas lojas, apesar de a paralisação imposta pelo Governo desde outubro, admite a emissora estatal NOS.

De realçar que nos últimos dias, milhares de pessoas estiveram reunidas em parques e jardins para aproveitar o bom tempo, sem qualquer preocupação com as medidas de distanciamento.

"Fim de semana após fim de semana, vemos parques urbanos lotados. É estranho", confessou Johan de Vos, proprietário de um restaurante, que garantiu que os empresários da restauração são capazes de assegurar o cumprimento das regras sanitárias.

A Real Federação dos Restaurantes da Holanda afirmou à AFP "compreender a decisão de alguns proprietários" de cafés e restaurantes, ainda que a reabertura não autorizada não seja uma política oficial da instituição.