Número de casos diários de covid-19 duplica na Polónia

A variante britânica, segundo as autoridades sanitárias do país, está a espalhar-se por toda a Polónia.

Nas últimas 24 horas, os casos de covid-19 duplicaram na Polónia, que registou 15.698 contágios esta quarta-feira. “Os resultados de hoje mostram que a terceira vaga não é apenas um facto: está a ganhar força", afirmou o vice-ministro da Saúde, Waldermar Kraska, na rádio pública polaca.

De acordo com os novos dados, a Polónia contabiliza no total 44.360 vítimas mortais associadas à doença e mais de 1,7 milhões de infeções por covid-19, das quais cerca de 250 mil estão ativas. 

A variante britânica, segundo as autoridades sanitárias do país, está a espalhar-se por toda a Polónia.

Através das redes sociais, o Ministério da Saúde polaco divulgou hoje que foram realizados 10 milhões de testes, foram inoculadas 2,2 milhões de primeiras doses da vacina contra a covid-19 e 1,2 milhões de polacos já completaram a vacinação. 

Segundo o vice-ministro, o número de internados (15.591), de pessoas em quarentena (194.000) e a elevada taxa de ocupação de camas nas unidades hospitalares preparadas para receber doentes covid demonstram que a pandemia está a evoluir rapidamente no país.

A cumprir desde a semana passada, o Governo polaco impôs o uso obrigatório de máscara nos espaços públicos, incluindo exteriores.

Ainda aplicou restrições regionais e locais, nas quais afetam sobretudo a província de Varmia e Masuria, onde centros comerciais, hotéis e escolas continuam fechados.

{relacionados}