“Perdoem-me. Não tem de haver culpados”, diz Patrícia Gaspar sobre incêndio que matou mais de 70 cães

Governante elogia ação das autoridades no incêndio em Santo Tirso

A secretária de Estado da Administração Interna sublinhou, esta quarta-feira, que "não tem de haver culpados" no incêndio de julho de 2020, que vitimou mais de 70 animais em dois abrigos ilegais em Santo Tirso.

Patrícia Gaspar reiterou assim, na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, as conclusões do inquérito feito pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) sobre a atuação da GNR e da Proteção Civil.

"Não consideramos haver algum tipo de responsabilidade que tenha de ser assumida ou que esteja por assumir", afirmou a governante, em resposta à primeira interpelação da deputada Inês de Sousa Real, do PAN, partido que requereu a audiência.

Há "tudo aquilo que aconteceu a montante e que tem a ver com as condições em que os abrigos funcionavam e com os processos que já tinham sido levantados e a atuação da autarquia e autoridades veterinárias", disse Patrícia Gaspar, acrescentando: "E depois temos o que foi a operação em concreto, de enorme complexidade. E não tem de haver culpados. Perdoem-me. Não tem de haver culpados".

A secretária de Estado admitiu que, apesar do esforço da GNR para "garantir a segurança do espaço" houve um "momento, mais emotivo, em que os populares tentaram entrar [no canil] e gerou-se uma situação caótica". Aproveitou a ocasião para elogiou a GNR que agiu "com bom senso e respeitando as regras do direito democrático".