Desporto

Seleção feminina sobe ao 17.º lugar no ranking da UEFA

As representantes nacionais de Portugal subiram no ranking da UEFA, no momento em que se preparam para os playoffs de acesso ao Euro 2022.

A seleção nacional de futebol feminino alcançou o 17.º lugar no ranking da UEFA, após o organismo ter feito uma atualização do registo. Concluida a fase de grupos de acesso ao Euro 2022, que Portugal fechou em segundo lugar, com seis vitórias, um empate e uma derrota, a seleção nacional foi agraciada com um coeficiente de 28,937 pontos no ranking da UEFA.

Tal significou a ultrapassagem, em relação à edição do final de 2019, do País de Gales, da Ucrânia e da República Checa.

O coeficiente, recorde-se, é calculado tendo em conta os resultados do Euro de 2017 (20%), o Mundial de 2019 (40%) e os resultados da fase de qualificação para o próximo Campeonato Europeu (40%). 

Em 2017, Portugal esteve presente no Campeonato Europeu, tendo vencido os playoffs de qualificação. Na fase de grupos, no entanto, apenas venceu uma partida, e ficou em último lugar do grupo D. Já em 2019, não foi capaz de chegar ao Campeonato Mundial, e encontra-se atualmente à espera de conhecer o seu adversário nos playoffs de qualificação para o Euro 2022.

Pela frente nessa fase, Portugal irá enfrentar a República Checa (27.º), a Ucrânia (20.º) e a Irlanda do Norte (19.º), bem como a Suíça (11.º) e a Rússia (15.º), as únicas duas seleções nesta fase que estão melhor colocadas no ranking da UEFA.