Autoridades suecas tratam esfaqueamento de sete pessoas como tentativa de homicídio, mas não excluem motivos terroristas

De acordo com a polícia sueca, o agressor é um afegão de 22 anos que vivia em Vetlanda e terá atuado sozinho. Dos oito feridos, cinco estão em Unidades de Cuidados Intensivos, mas nenhum se encontra em estado crítico.

Autoridades suecas tratam esfaqueamento de sete pessoas como tentativa de homicídio, mas não excluem motivos terroristas

As autoridades suecas estão a investigar um ataque com uma arma branca – que, na quarta-feira, deixou oito pessoas feridas, em Vetlanda – como um caso de tentativa de homicídio, não excluindo, no entanto, um possível motivo terrorista.

"O crime foi classificado como tentativa de homicídio, mas continuamos a investigar se há um possível atentado", disse, em conferência de imprensa, a chefe da polícia de Jönköping, Malena Grann.

Também esta quinta-feira, o primeiro-ministro Stefan Löfven e ministro do Interior sueco, Mikael Damberg, consideraram normal que se investigue um possível atentado. "Havia dados iniciais que sugeriam que era necessário estudar a possível ligação terrorista. Seria estranho não fazer isso", vincou Damberg.

De acordo com a polícia sueca, o agressor é um afegão de 22 anos que vivia em Vetlanda e terá atuado sozinho. Dos oito feridos, que incluem o atacante baleado por um agente numa perna no momento da detenção, cinco estão em Unidades de Cuidados Intensivos, mas nenhum se encontra em estado crítico.

O ataque ocorreu pelas 15h locais (13h em Lisboa), em vários pontos da cidade. As sete pessoas esfaqueadas são do sexo masculino, nascidas entre 1945 e 1985, e sem ligação com o atacante.