Julgamento de polícia acusado do homicídio de George Floyd adiado

O julgamento foi adiado por um dia. A decisão surge após debate sobre a natureza das acusações.

O julgamento de Derek Chauvin – o polícia branco acusado do homicídio do afro-americano George Floyd – foi adiado por um dia, passando desta segunda-feira para amanhã, terça-feira. A decisão surge após debate sobre a natureza das acusações.

"Os jurados, em potencial, estão aqui. Mas vamos encarar os fatos, não começaremos a seleção antes de amanhã", disse o juiz Peter Cahill.

Chauvin é acusado de homicídio de segundo grau – que exclui premeditação, mas envolve intenção de matar – e homicídio culposo. Na sexta-feira, foi acusado de homicídio de terceiro grau – que não implica a intenção de matar, mas sim violência intencional que resultou em morte – sendo assim mais fácil de provar.

Os advogados de Chauvin contestaram esta nova acusação de um tribunal de recurso e levaram a questão ao Supremo Tribunal do estado de Minnesota, que deverá demorar vários dias a tomar uma decisão sobre a natureza das acusações.

Recorde-se que George Floyd, afro-americano, de 46 anos, morreu, no dia 25 de maio de 2020, na sequência de uma agressão por parte de polícia em Minneapolis, quando este se ajoelhou no pescoço de Floyd, durante nove minutos, deixando-o sem respirar.