Infarmed aprova 14 pedidos de autorização para tratamento da fibrose quística

Entre os pedidos aprovados está o de Constança Bradell, jovem que emocionou o país com a sua história. 

O Infarmed aprovou 14 pedidos de Autorização de Utilização Especial do medicamento Kaftrio, destinado ao tratamento da fibrose quística, avança a agência Lusa, que cita fonte da autoridade nacional do medicamento.

Segundo a agência noticiosa, entre os 14 pedidos aprovados estão seis do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), nomeadamente o pedido de Constança Bradell, a jovem que se queixou da demora na aprovação em Portugal do tratamento e que gerou uma onda de solidariedade em todo o país.

Desta forma, Constança Braddell e outros doentes que sofrem de fibrose quística vão ter acesso ao medicamento Kaftrio/Trikafta, que demonstrou ser eficaz a prolongar a qualidade e a esperança média de vida destes pacientes.

De realçar que na segunda-feira o diretor clínico do CHULN afirmou que o tratamento inovador poderia chegar em breve a mais cinco doentes daquele centro hospitalar, do qual faz parte o Hospital de Santa Maria e o Hospital Pulido Valente.

Estes doentes passam agora a fazer parte do Programa de Acesso Precoce a este medicamento, que lhes será administrado sem quaisquer custos.