DGS autoriza vacina AstraZeneca para maiores de 65 anos

Pessoas com trissomia 21, professores e auxiliares passam a ser prioritários na vacinação.

DGS autoriza vacina AstraZeneca para maiores de 65 anos

A Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou a norma sobre a vacina da AstraZeneca contra a covid-19 e a partir de agora esta vacina também é recomendada a maiores de 65 anos.

“Esta decisão tem suporte na divulgação de dados conhecidos nos últimos dias, que indicam que a vacina da AstraZeneca é eficaz em pessoas com mais de 65 anos", pode ler-se no comunicado da DGS, enviado às redações.

“Com base em metodologias cientificas robustas”, segundo a DGS, os novos estudos demonstram que a vacina da farmacêutica britânica AstraZeneca, "é eficaz em indivíduos com 70 ou mais anos, quer na prevenção da COVID-19, quer na redução das hospitalizações por esta doença, reforçando os dados iniciais de que esta vacina é capaz de produzir anticorpos eficazes no combate à infeção por SARS-CoV-2, mesmo em pessoas mais velhas", indica o comunicado.

A norma também foi atualizada "de forma a permitir a sua utilização sem reservas a partir dos 18 anos, dada a sua segurança, qualidade e eficácia comprovadas, tal como foi aprovado pela Agência Europeia de Medicamentos".

Para além da alteração nas recomendações da vacina, também foram atualizadas as normas para os grupos prioritários na fase 1 da vacinação, que passam a incluir pessoas com trissomia 21, professores e pessoal não docente “dos estabelecimentos de ensino e de educação e das respostas sociais de apoio à infância dos setores público, privado e social e cooperativo”.