“Um apoio histórico e robusto”. Governo disponibiliza 65 milhões de euros para o Desporto

Apoio foi aprovado em Conselho de Ministros.

O Governo aprovou, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros um apoio de 65 milhões de euros para o setor desportivo. 

Desses 65 milhões de euros, 35 milhões serão disponibilizados para o "Fundo de Apoio para a Recuperação da Atividade Física e Desportiva, que será dinamizado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e dirigido aos clubes desportivos constituídos como associações sem fins lucrativos", lê-se num comunicado.

Uma das medidas desse fundo, intitulada Reativar Desporto, vai disponibilizar 30 milhões de euros "a fundo perdido", "para apoio direto a clubes desportivos no processo de retoma da atividade desportiva federada". Os restantes cinco milhões desse fundo irão ser distribuídos entre o Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas de 2021, PRID 2021 (3 milhões de euros) e o Programa Nacional de Desporto para Todos de 2021, PNDpT 2021 (2 milhões de euros).

Os restantes 30 milhões dos 65 milhões irão para uma linha de crédito, do novo programa Federações+Desportivas. dirigida a federações com estatuto de utilidade pública desportiva.

"Trata-se de um apoio histórico e robusto, que ascende a 65 milhões de euros, para um setor de relevância social e económica muito significativas, que tem sido particularmente afetado pela pandemia de covid-19", lê-se.

Veja na íntegra o comunicado do Conselho de Ministros.