Japão não vai aceitar vacinas compradas pelo Comité Olímpico à China

Japão está a preparar os Jogos Olímpicos, adiado para este ano devido à pandemia, como se não existissem vacinas.

Japão não vai aceitar vacinas compradas pelo Comité Olímpico à China

Japão não vai aceitar as vacinas contra a covid-19 que o Comité Olímpico Internacional (COI) vai comprar à China para administrar em todos os atletas que vão participar nos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

A ministra do Estado para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, Tamayo Marukawa, disse que o Japão não foi consultado pelo COI sobre a compra de vacinas chinesas, anunciada nesta quinta-feira, sendo que a administração desta vacina não foi aprovada no país e por isso, os atletas nipónicos não as vão tomar.

A preparação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em Tóquio está a ser realizada como se as vacinas não existissem, dando atenção ao uso de máscara, à testagem, ao distanciamento social e à manutenção dos atletas num “sistema de bolha”, de acordo com a ministra.

É de mencionar que, nesta quinta-feira, o COI anunciou que vai adquirir vacinas contra a covid-19 à China para inocular os atletas que vão participar nos Jogos Olímpicos de verão Tóquio2020, que foram adiados para este ano devido à pandemia, e ainda nos de inverno Pequim 2022.

Segundo o Presidente do COI, Thomas Bach, as autoridades chinesas colocaram à disposição do organismo “doses adicionais de vacinas” Sinovac para os participantes, em quantidade não detalhada, das duas edições.

O COI vai pagar as vacinas e, por cada dose, vai doar “duas doses adicionais para a população do respetivo país, segundo as suas necessidades”.

{relacionados}