Preços dos combustíveis voltam a subir

Aumento acontece pela 18.ª semana consecutiva.

Os preços dos combustíveis vão voltar a subir a partir desta segunda-feira, confirmando a tendência que se verifica desde novembro – e de forma mais acentuada a partir da primeira semana de fevereiro. Esta é a 18.ª semana consecutiva de subida, tendo sido interrompida apenas no início de fevereiro.

Assim, o preço da gasolina 95 têm margem para registar um aumento de 1,8 cêntimos por litro, para os 1,561 euros por litro, um máximo desde junho de 2019, avança o Negócios.

Já o gasóleo deverá registar uma subida de 1,6 cêntimos para os 1,376 euros por litro, um máximo desde fevereiro.

As cotações podem no entanto variar de posto para posto, já que o preço fixado na rede tem de ter ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado.

De acordo com o último relatório de Bruxelas, Portugal tem dos combustíveis mais caros da Europa. Os dados da Comissão Europeia também deixam claro que a grande fatia do preço cobrado por cada litro de combustível vai para os cofres do Estado.

Entre os Estados-Membros, o preço médio de referência da gasolina ronda os 1,266 euros por litro, enquanto o diesel vale 1,101 euros por litro. Já na zona euro, um litro de gasolina custa 1,314 euros e um litro de gasóleo vale 1,122 euros.