Portugal mantém suspensos voos de e para o Brasil e Reino Unido até 31 de março

Restrições aplicam-se aos voos comerciais como também aos privados.

O Governo decidiu manter as medidas restritivas do tráfego aéreo até 31 de março, em relação às chegadas e partidas do Reino Unido e Brasil. 

"Apenas são permitidos os voos de natureza humanitária, para repatriamento de cidadãos nacionais, da União Europeia e de países associados ao Espaço Schengen, e seus familiares, bem como de cidadãos nacionais de países terceiros com residência legal em território nacional", esclarece o ministério de Administração Interna, através de comunicado.

Estes cidadãos em voos excecionais "têm de apresentar comprovativo de realização de teste molecular por RT-PCR para despiste da infeção por SARS-CoV-2, com resultado negativo, realizado nas 72 horas anteriores ao momento do embarque (com exceção das crianças que não tenham completado 24 meses de idade)", lê-se no mesmo texto.

Têm ainda de "cumprir um período de isolamento profilático de 14 dias, no domicílio ou em local indicado pelas autoridades de saúde, ou aguardar pelo voo de ligação aos respetivos países em local próprio no interior do aeroporto".

"O mesmo se aplica aos passageiros de voos com origem inicial no Reino Unido ou no Brasil, que tenham feito escala ou transitado em países cujo tráfego aéreo com destino a Portugal se encontra autorizado", acrescenta o Governo.