Detida mulher que liderava grupo criminoso dedicado a branqueamento e burla informática

Grupo criminoso acedeu e subtraiu de diversas contas bancárias valores a rondar os 50 mil euros. 

A Polícia Judiciária (PJ), no âmbito de inquérito titulado pelo Ministério Público – DIAP do Porto, realizou, esta segunda-feira, uma operação policial nas localidades do Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia para cumprimento de mandado de detenção e de buscas domiciliárias, tendo como alvo um dos elementos centrais de um grupo criminoso que se dedica à presumível prática de crimes de burla informática, acesso ilegítimo e falsidade informática.

Segundo a autoridade, até ao momento a investigação permitiu apurar que este grupo criminoso acedeu e subtraiu de diversas contas bancárias valores a rondar os 50 mil euros, servindo-se de credenciais falsas de acesso ao ‘home banking’ (banco online) dos lesados.

“Foi apreendida, no decurso da operação policial, documentação diversa relativa à atividade criminosa, entre correspondência desviada aos lesados e ficheiros informáticos, mais de 4000 registos com informações confidenciais de particulares e empresas”, revela um comunicado da PJ, emitido esta terça-feira.

Foi detida uma mulher, de 39 anos, suspeita de liderar o grupo, sem antecedentes criminais, sobre a qual impendem indícios da prática de pelo menos 10 crimes de burla, 15 crimes de burla informática, 16 crimes de falsidade informática e 13 crimes de acesso ilegítimo.

A detida vai ser presente à competente autoridade judiciária para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.