Rússia acusa Reino Unido de “ameaçar a estabilidade global” com aumento do arsenal nuclear

O Kremlin pronunciou-se sobre a decisão do governo britãnico de aumentar o seu arsenal nuclear, um acontecimento inédito desde a queda da União Soviética.

Rússia acusa Reino Unido de “ameaçar a estabilidade global” com aumento do arsenal nuclear

O porta-voz russo Dmitry Peskov atacou, nesta quarta-feira, o Governo britânico, acusando-o de ameaçar a estabilidade global ao querer aumentar o seu arsenal nuclear. A notícia foi avançada pela agência de notícias russa TASS, "Achamos muito lamentável que a Grã-Bretanha tenha escolhido o caminho de aumentar o número de ogivas. Esta decisão prejudica a estabilidade internacional e a segurança estratégica", disse Peskov.

A decisão do Governo britânico nasce de uma revisão estratégica e de segurança, defesa e política externa, e é inédita nos tempos pós-União Soviética.

Como razão por trás desta decisão, reforça Peskov, está uma "ameaça efémera alegadamente vinda da Rússia", e "tentativas de descrever a Rússia como aguma ameaça são competamente inaceitáveis para nós, porque não é verdade", frisou o porta-voz do Kremlin.

Na terça-feira, foi publicado um relatório que indica que Londres irá aumentar de 180 para 250 o número de ogivas nucleares, o que coloca um entrave ao desarmamento progressivo que se fez sentir após a queda da União Soviética, na década de 90.