Eleições autárquicas poderão realizar-se durante dois fins de semana, admite Governo

Realização do voto em mobilidade “seria uma operação logística impossível”.

As eleições autárquicas, previstas para setembro ou outubro, poderão vir a realizar-se em dois fins de semana devido à pandemia de covid-19. A possibilidade foi avançada pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

O ministro adianta à agência Lusa que "não está previsto o voto antecipado" nas próximas eleições autárquicas, mas existe "abertura para ponderar modelos", sendo "a distribuição do voto entre dois fins de semana perfeitamente possível".

 "Não é possível o voto em mobilidade porque isso implicaria ter tantos boletins de voto disponíveis quantas as três mil freguesias que existem no país e, portanto, seria uma operação logística impossível", explicou.

No entanto, quanto à possibilidade de se realizar em dois fins de semana, "tudo depende da Assembleia da República".

Na próxima quinta-feira, dia 25 de março, a Assembleia da República vai discutir o projeto-lei do PSD que prevê o adiamento das eleições para novembro/dezembro por causa da pandemia de covid-19.

"A competência de alteração das datas é da Assembleia da República, mas a opinião que tenho é a mesma sobre as presidenciais. Espero que a situação sanitária esteja claramente melhor, já hoje está claramente melhor do que em janeiro, mas prova hoje não teríamos ganho nada em adiar as eleições presidenciais", sublinhou o ministro.