Com mais de 17 mil novos casos de covid-19, Alemanha pondera novas restrições

Autoridades sanitárias alertam para o aumento de casos e mortes, bem como para a possibilidade dos hospitais ficarem sobrelotados.

Com mais de 17 mil novos casos de covid-19, Alemanha pondera novas restrições

A Alemanha registou, esta sexta-feira, 17.482 casos do novo coronavírus e 226 vítimas mortais, segundo dados do Instituto Robert Koch. Em relação à véspera, os números são bastante semelhantes – 17.504 casos e 272 mortes –, mas o presidente do Instituto, Lars Schaade, alertou para o aumento "claramente exponencial" do número de infeções, devido sobretudo à disseminação da variante britânica.

"É bem possível que tenhamos, na Páscoa, uma situação semelhante à que vivíamos antes do Natal, com um número muito alto de casos, muitos casos graves e mortes, e hospitais sobrelotados", alertou, em conferência de imprensa.

Já o ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, avisou que o país está "na terceira vaga da pandemia". "Os números estão a aumentar e a quantidade de variantes é alta", sublinhou.

Esta sexta-feira a taxa de incidência atingiu as 95,6 pessoas por cada 100 mil habitantes, quando ontem se situava nas 90. Assim, a chanceler alemã, Angela Merkel, irá reunir com os líderes dos estados regionais na próxima segunda-feira para decidir se adotam um novo confinamento, sendo que o último foi levantado no início deste mês.