Dois empresários de Cantanhede acusados de tráfico de pessoas

Dois cidadãos da Europa de Leste foram durante vários anos vítimas de exploração laboral, “a troco de remunerações irrisórias ou inexistentes”, sendo obrigados a trabalhar mais do que as horas permitidas por lei e pernoitando em vacarias e viaturas.

Dois empresários da zona de Cantanhede, no distrito de Coimbra, e uma empresa gerida por um deles, foram acusados pelo Ministério Público (MP) de tráfico de pessoas, auxílio à imigração ilegal e exploração laboral.

Segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), a acusação surge após uma investigação iniciada em 2018 e que durou cerca de um ano, que permitiu sinalizar dois cidadãos da Europa de Leste.

Os cidadãos foram durante vários anos vítimas de exploração laboral, "a troco de remunerações irrisórias ou inexistentes", sendo obrigados a trabalhar mais do que as horas permitidas por lei e pernoitando em vacarias e viaturas.

A empresa acusada desenvolvia parte da sua atividade na venda de produtos em feiras, e as vítimas carregavam e descarregavam o material necessário e realizavam trabalho doméstico indiferenciado.