Governo impõe restrições a passageiros vindos da África da Sul

Passageiros terão de apresentar um teste negativo ao SARS-CoV-2 e cumprir uma quarentena de 14 dias.

Governo impõe restrições a passageiros vindos da África da Sul

Todos os passageiros que viajem da África do Sul para Portugal passam a estar abrangidos pelas mesmas medidas impostas para voos com origem no Brasil ou no Reino. Segundo o Ministério da Administração Interna, a medida surge como precaução após a deteção de casos de infeção com a variante sul-africana no território nacional.

"No contexto da situação epidemiológica provocada pelo vírus SARS-CoV-2, o Governo decidiu que as restrições em vigor para os voos com origem no Brasil e Reino Unido passam a aplicar-se aos passageiros de voos com origem na África do Sul e que cheguem a Portugal após escala ou trânsito em países terceiros", lê-se em comunicado.

Agora, até dia 31 de março, os cidadãos com voos com origem na África do Sul têm de apresentar um teste negativo ao SARS-CoV-2, realizado nas 72 horas antes do voo, com exceção das crianças com menos de dois anos. Já em território nacional terão de cumprir uma quarentena obrigatória de 14 dias, "no domicílio ou em local indicado pelas autoridades de saúde, ou aguardar pelo voo de ligação aos respetivos países em local próprio no interior do aeroporto".

Os passageiros que cheguem a Portugal sem o comprovativo do teste, têm de o realizar dentro do aeroporto, a expensas próprias, e aguardar o resultado nas instalações aeroportuárias.

"Esta decisão tem natureza preventiva, depois de as autoridade de saúde portuguesas terem identificado alguns casos de infeção com a variante sul-africana da Covid-19 e haver risco da sua propagação", diz o Governo.