Obra de Banksy vendida pelo valor recorde de 19,4 milhões de euros

A obra, chamada “Game Changer”, mostra uma criança a segurar uma pequena boneca que representa uma enfermeira com máscara e capa de super-heroína e tinha sido oferecida pelo artista na primeira vaga da pandemia de covid-19, em maio de 2020, ao hospital de Southampton, no Reino Unido.

Uma obra do artista Banksy foi vendida, esta terça-feira, em leilão por 19,4 milhões de euros. Nunca uma obra do artista de rua, cuja identidade é desconhecida, tinha sido vendida por um valor tão elevado. Os 19,4 milhões de euros serão doados a organizações de solidariedade ligadas à saúde.

A obra, chamada "Game Changer", mostra uma criança a segurar uma pequena boneca que representa uma enfermeira com máscara e capa de super-heroína e tinha sido oferecida pelo artista na primeira vaga da pandemia de covid-19, em maio de 2020, ao hospital de Southampton, no Reino Unido.

"Obrigada por tudo o que estão a fazer. Espero que isto traga alguma luz, mesmo que seja a preto e branco", escreveu Banksy, numa nota junto à obra.

A leiloeira Christie's, responsável pelo leilão, sublinhou a importância do valor arrecadado esta terça-feira. "É um artista extraordinário, é um barómetro do sentimento nacional", afirmou Katherine Arnold. Já o responsável pelo hospital de Southampton, David French, considera que o dinheiro conseguido "é um presente incrível".