Professores e funcionários do ensino superior não estão incluídos nos grupos prioritários da vacinação

Segundo fonte da task force, o pessoal docente e não docente do ensino superior não se enquadra nas atuais atividades dos grupos prioritários do plano nacional de vacinação. 

A inclusão dos professores, investigadores e restante pessoal não docente do ensino superior não se enquadra nas atuais atividades para pertencer aos grupos prioritários da campanha de vacinação contra a covid-19, esclareceu a task force, no surgimento de uma confirmação da análise por uma fonte desta estrutura.

"A inclusão do ensino superior é um assunto ainda não abordado. Para já, foi considerada, para efeitos de planeamento, a vacinação do pessoal docente e não docente das creches, do pré-escolar, do ensino básico e do secundário", explicou a fonte da task force que coordena o plano nacional de vacinação contra o novo coronavírus.

Os sindicatos que representam o setor do ensino superior têm criticado o facto de também trabalharem em escolas, que irão recomeçar o ensino em regime presencial a 19 de abril, mas não pertencerem aos grupos prioritários da vacinação.

A task force decidiu neste mês incluir nos grupos prioritários o pessoal docente e não docente das creches, pré-escolar, ensino básico e secundário, deixando assim de parte o ensino superior.

Neste fim de semana, os professores e funcionários do pré-escolar e 1º ciclo vão receber a primeira dose da vacina contra a covid-19. Está previsto vacinar cerca de 280 mil funcionários escolares, numa ação que foi dividida por dois fins de semana: este que se avizinha e o de 10 e 11 de abril.