Depois da Alemanha, Países Baixos suspende vacina da AstraZeneca a pessoas com menos de 60 anos

A suspensão deverá manter-se até dia 07 de abril, momento em que a Agência Europeia do Medicamento irá apresentar mais indicações sobre o assunto.

Os Países Baixos suspenderam a administração da vacina da AstraZeneca em pessoas com menos de 60 anos, depois de terem ocorrido casos de coágulos sanguíneos, indicou as autoridades de saúde holandesas.

"A causa imediata para essa decisão é a notificação de casos de trombose associada à baixa contagem de plaquetas após as vacinações", confirmou o serviço público de saúde holandês.

O Ministério da Saúde, em comunicado, disse que esta decisão foi tomada depois de serem detetados cinco novos casos que afetaram mulheres entre os 25 e os 65 anos.

"Temos que ter cuidado, por isso, é aconselhável apertar o botão de pausa como medida de precaução", referiu o ministro da Saúde, Hugo de Jonge.

Assim, foram adiadas cerca de 10 mil vacinações que estavam marcadas para a próxima semana a profissionais de saúde holandeses com menos de 60 anos.

A suspensão deverá manter-se até dia 07 de abril, momento em que a Agência Europeia do Medicamento irá apresentar mais indicações sobre o assunto.

De realçar que no início da semana, a Alemanha também suspendeu a mesma vacina a menores de 60 anos. Já na França, a família de uma mulher de 38 anos que morreu de trombose depois de receber a primeira dose da AstraZeneca exigiu uma investigação, segundo afirmou o seu advogado à AFP.

"É uma denúncia contra X, porque não temos provas contra uma pessoa identificada, por homicídio culposo", justificou Étienne Boittin, ao explicar que essa qualificação pode "evoluir de acordo com os elementos do arquivo".

O advogado indicou que a família "não está em processo de reclamação ou cobrança de responsabilidades, apenas quer esclarecimentos" sobre o que aconteceu à mulher de 38 anos.

A mulher tinha sido vacinada em meados de março, visto que trabalhava num instituto médico-educacional para deficientes físicos, e não sofria de nenhum problema de saúde.