Variante britânica representa 82,9% dos novos casos de covid-19 em Portugal

Variante é responsável pela “grande maioria” de novos casos no país.

A variante do vírus SARS-CoV-2 descoberta no Reino Unido foi detetada em 82,9% das amostras recolhidas em março em Portugal, sendo responsável pela "grande maioria dos casos" registados no país, anunciou, esta segunda-feira, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).

"Entre as novas sequências analisadas, a variante associada ao Reino Unido foi detetada por sequenciação com uma frequência relativa de 82.9% na amostragem nacional de março, continuando numa trajetória de frequência ascendente", lê-se no Relatório de situação sobre a diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal.

Há também "um aumento considerável em relação à amostragem de fevereiro" da variante sul-africana, apesar de a sua circulação ainda ser "pouco frequente na comunidade". Até ao momento, a variante foi detetada em 49 casos, 27 dos quais detetados na amostragem de março.

"A análise filogeográfica indica que esta variante foi introduzida várias vezes de forma independente em Portugal. Não obstante, entre as 49 sequências, identificam-se alguns 'clusters' bem definidos (por exemplo, cadeias de transmissão limitadas a agregados familiares ou instituições), sugerindo que a circulação é ainda pouco frequente na comunidade", lê-se.

Segundo o INSA, foram detetados 22 casos da variante P.1 (associada ao Brasil, Manaus) "sendo que apenas quatro casos desta variante foram detetados na amostragem março, mantendo a mesma frequência relativa (0.4%) observada em fevereiro, o que se sugere que a circulação desta variante é muito limitada em Portugal".

Já "a variante P.2, também detetada inicialmente no Brasil, revelou um decréscimo na sua frequência relativa na amostragem de março, tendo sido detetado apenas um caso entre as 1.094 sequências analisadas".

O INSA explica que "a amostragem nacional de março de 2021 por sequenciação cobriu 10,4% das amostras positivas reportadas durante o período em análise em Portugal, pelo que os dados apresentados refletem de forma robusta o peso das variantes em circulação no atual curso da epidemia no país".

Até à data foram analisadas 5.758 sequências do genoma do novo coronavírus, obtidas de amostras colhidas em 89 laboratórios, hospitais e instituições, representando 252 concelhos de Portugal. Desde o relatório de 3 de março foram analisadas mais 1.345 sequências.