Documentário revela que ‘Salvator Mundi’ não foi pintado por Leonardo da Vinci

Quadro foi comprado por principe saudita por valor recorde de 380 milhões de euros.

O quadro 'Salvator Mundi', que um príncipe saudita adquiriu por 380 milhões de euros em 2017, terá sido pintado por assistentes da oficina de Leonardo da Vinci e não pelo próprio mestre, segundo um documentário que será divulgado brevemente.

O realizador do documentário, Antoine Vitkine, investigou a obra, comprada em 2005 em mau estado por 1.175 dólares (cerca de mil euros) por um negociador de arte de Nova Iorque e que foi restaurada nos Estados Unidos.

Na altura, foi autenticada por vários especialistas britânicos como sendo da autoria do pintor italiano da Vinci, e foi comprada por um oligarca russo, que depois decidiu vender o quadro.

A obra esteve à venda em novembro de 2017, num leilão de arte contemporânea, sendo apresentado como um original de Leonardo da Vinci e apesar de a Arábia Saudita nunca ter confirmado que o príncipe Mohammed Ben Salman era dono do quadro, várias fontes indicam que o saudita a adquiriu através de vários intermédios, pelo valor de 450 milhões de dólares (cerca de 380 milhões de euros), tendo sido estabelecida a marca da pintura mais cara já vendida.

O 'Salvator Mundi' é uma pintura, no estilo renascentista, de Jesus Cristo, que surge a dar a bênção com mão direita levantada e os dedos cruzados, enquanto segura uma bola de cristal na mão esquerda.

As especulações sobre a autoria do quadro surgiram em 2018, tendo sido apontado que poderia ter sido os assistentes e não o próprio da Vinci a pintar a obra.

Já em abril de 2018 a dúvida começou a surgir sobre se o trabalho não teria sido executado, em parte, pelas mãos dos assistentes de Leonardo da Vinci.

O príncipe saudita foi recebido por Emmanuel Macron e o 'Salvator Mundi' foi um dos temas discutidos na reunião.

Os sauditas terão entretanto pedido a França uma avaliação do quadro, que terá estado durante três meses no Louvre, onde existe um laboratório de análise de obras de arte, o C2RMF. O estudo terá revelado que Leonardo da Vinci terá contribuído apenas para a ‘fotografia’ e o museu francês terá informado os sauditas desta conclusão.