AstraZeneca. Ministra diz que “os peritos nem sempre estão todos de acordo”

Marta Temido adiantou que ainda se aguardam “entendimentos técnicos”.

AstraZeneca. Ministra diz que “os peritos nem sempre estão todos de acordo”

A ministra da Saúde sublinhou, esta sexta-feira, que a vacina da AstraZeneca é segura e que os efeitos adversos como os coágulos sanguíneos são muito raros.

"A vacina é segura e eficaz. Pode haver um risco absolutamente raro dentro de um grupo etário", disse Marta Temido, à margem de uma visita a uma ação de testagem de trabalhadores agrícolas em Odemira

Sublinhe-se que Portugal decidiu restringir a toma da vacina da AstraZeneca a menores de 60 anos, mas alguns países, incluindo na União Europeia, tomaram diferentes decisões.

Questionado sobre o facto, a ministra explicou que "na falta de melhor informação, alguns países optaram por manter a suspensão da administração da vacina abaixo dos 60 anos e Portugal foi um dos países que fez essa opção, esperando que rapidamente haja informação complementar sobre os riscos efetivos de subgrupos deste grupo, que permitam afinar este critério".

A governante adiantou que ainda se aguardam "entendimentos técnicos" relativamente a outros aspetos, porque "os peritos nem sempre estão todos de acordo".