“A trajetória da pandemia está a crescer exponencialmente”, alerta epidemiologista da OMS

 Na semana passada houve um crescimento de 90% na transmissão do vírus no mundo. 

“A trajetória da pandemia está a crescer exponencialmente”, alerta epidemiologista da OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, esta segunda-feira, para o aumento do número de casos do novo coronavírus em sete semanas seguidas e o registo de mortes em quatro semanas, assinalando que a pandemia “está a crescer exponencialmente”.

O aviso foi dado pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, e pela líder técnica de resposta à covid-19, Maria Van Kerkhove, através da videoconferência de imprensa habitual sobre a evolução da pandemia.

A semana passada foi a quarta que registou o maior número de infeções por SARS-CoV-2 em apenas uma semana, em consequência do "grande aumento do número de casos" detetados em diversos países da Ásia e do Médio Oriente, explicou Tedros Adhanom Ghebreyesus.

"A trajetória da pandemia está a crescer exponencialmente", disse Maria Van Kerkhove, realçando que na semana passada houve um crescimento de 90% da transmissão de infeções.

De acordo com a epidemiologista norte-americana, as medidas de contenção da pandemia “não são aplicadas consistentemente” pelos países.

O diretor-geral da OMS advertiu que a pandemia de covid-19 “está longe de terminar”, mas que pode ser controlada “numa questão de meses” através de uma “vacinação equitativa” e de um “esforço concertado” de medidas de contenção, como o distanciamento social, uso de máscaras, ventilação de espaços, testagem, rastreio, isolamento e higienização das mãos.

"Depende das decisões dos governos e das pessoas, todos os dias. A escolha é nossa", declarou Tedros Adhanom Ghebreyesus, defendendo "uma abordagem coerente" das medidas de saúde pública.