Produção de automóveis em Portugal aumentou 70,9% em março

Em termos acumulados, no primeiro trimestre deste ano, foram produzidos nas fábricas instaladas em Portugal 83 882 veículos, o que corresponde a uma subida de 8,6%, face ao mesmo período de 2020.

A produção de veículos automóveis em Portugal aumentou 70,9% em março, face ao mesmo mês do ano passado, altura em que começou o primeiro confinamento, totalizando 29 218 unidades, divulgou esta quarta-feira a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Já em termos acumulados, no primeiro trimestre deste ano, foram produzidos nas fábricas instaladas em Portugal 83 882 veículos, o que corresponde a uma subida de 8,6%, face ao mesmo período de 2020.

Relativamente à montagem de veículos automóveis, em março foram montados 36 veículos pesados em Portugal, representando um aumento de 2,9%, comparativamente ao mesmo mês de 2020.

Em termos acumulados, nos primeiros três meses deste ano, a montagem de veículos pesados apresentou uma queda homóloga de 59,8%, com 68 veículos montados.

Pelo terceiro mês consecutivo apenas foram montados veículos pesados de passageiros nas fábricas portuguesas.

Entre janeiro e março, foram exportados 41,2% dos veículos montados em Portugal, o que corresponde a 28 unidades, com a Alemanha como único destino.

"A informação estatística relativa ao ano de 2021 confirma a importância que as exportações representam para o setor automóvel já que 98% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, o que, contribui de forma significativa para a balança comercial portuguesa", referiu a ACAP, em comunicado.

A Europa continua a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional, com Itália a liderar (14,8%), seguindo-se França (14,3%), Alemanha (14%), Espanha (12,3%) e Reino Unido (7,8%). Para a Ásia foram exportados 7,5% da exportação total, sendo o Japão (5,6%) o principal destino deste continente.