Comissão Europeia volta a discutir criação de carregador universal

A ideia, equacionada já há vários anos, é incluir equipamentos como telemóveis, tablets, computadores, mas também assegurar que “outros dispositivos poderiam ser abrangidos”.

A Comissão Europeia vai voltar a discutir a proposta para a criação de um carregador universal para telemóveis, computadores e outros equipamentos tecnológicos, na União Europeia (UE), anunciou, esta quinta-feira, o comissário europeu do Mercado Interno, Thierry Breton.

Numa audição na comissão do Parlamento Europeu, Breton disse que "até ao final do verão, [a Comissão Europeia] irá apresentar uma proposta legislativa para conseguir um carregador universal".

"Estou realmente a dar muita importância a isto e o meu objetivo não é apenas trabalhar na questão de uma interface de carregamento comum, mas ir muito além disso e propor medidas adicionais para reduzir os resíduos eletrónicos ao longo da cadeia de produção", acrescentou.

A ideia, equacionada já há vários anos, é incluir equipamentos como telemóveis, tablets, computadores, mas também assegurar que "outros dispositivos poderiam ser abrangidos".

De acordo com o Parlamento Europeu, este tipo de produtos gera 51 mil toneladas de resíduos por ano e, para Bruxelas, esta medida iria permitir aumentar a produção sustentável na UE.

A medida começou a ser discutida em 2009, quando existiam cerca de 30 modelos de carregadores no mercado europeu. Entretanto os principais fabricantes de telemóveis na Europa assinaram um acordo voluntário para diminuir o número de tipos de carregador.