Censos 2021 a partir de segunda-feira

Os cidadãos poderão responder via Internet, telefónica, nos e-balcões das juntas de freguesia ou preenchendo os questionários em papel.

A partir da próxima segunda-feira, dia 19 de abril, terá início a fase de resposta ao Censos_2021 pela Internet, preferencialmente até dia 3 de maio.

Depois de ter consigo a carta do Instituto Nacional de Estatística (INE), rececionada na caixa de correio, aceda ao site censos2021.ine.pt, digite o código e a password indicados na carta e, por fim, responda às perguntas. Quando terminar, selecione a opção ‘Entregar’ para que o sistema lhe devolva um comprovativo de resposta que deve guardar.

«A resposta aos Censos 2021 pela Internet permite uma abordagem fácil, segura e rápida para os cidadãos. No atual contexto epidemiológico, este modo de recolha de dados reveste-se da maior relevância, tendo em conta que minimiza os contactos entre recenseadores e a população», sublinha o INE, que no entanto disponibiliza outros meios de resposta.

Até 3 de maio, os cidadãos podem também responder aos questionários pelos meios alternativos disponibilizados pelo INE, que incluem o número de telefone 21 054 20 21. As respostas poderão também ser dadas nos e-balcões das Juntas de Freguesia ou preenchendo os questionários em papel que os recenseadores começarão a entregar a partir de 31 de maio, cumprindo protocolos de segurança em saúde pública.

Ao todo, estarão envolvidas na realização e tratamento dos dados do Censos 2021 cerca de 15 mil pessoas, naquela que é a a maior operação estatística nacional.